[sg_popup id=1]

Modernização da Federasul no Palácio do Comércio é idealizada e executada pelo escritório Paulinho Peres Group!

12 de dezembro de 2017

Estamos muito honrados em fazer parte da primeira transformação na sede da Federasul, entidade com 90 anos de história. O prédio, Palácio do Comércio, no Centro Histórico de Porto Alegre é considerado um ícone do movimento art déco desenvolvido pelo arquiteto Joseph Lutzenberger.

Inspirado no lema “Um renascer aos 90 anos”, Paulinho Peres modernizou e remodelou todos os ambientes da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, localizado no 4º andar. Para isso, utilizou de materiais que colaborassem para uma melhor acústica e sustentabilidade, além de otimizar o tempo da reforma, que durou 90 dias. Somado ao estudo de projeto e aprovação orçamentária, esse tempo totalizou cerca de 6 meses. O espaço foi inaugurado com um belo evento na noite do dia 07 de dezembro de 2017 com a presença de convidados.

Pensando na transparência da gestão de Simone Leite, a primeira mulher eleita Presidente, Paulinho Peres desenvolveu um projeto que traduzisse essa essência. Os espaços construídos com divisórias em gesso acartonado com lã de rocha termo acústica em meio à estrutura, foram fechados por vidros também termo acústicos, permitindo maior visibilidade das ações, amplitude, qualidade sonora e da temperatura.

Os quadros com a galeria de presidentes foram dispostos logo na entrada, lembrando de todos que fizeram parte da entidade e colaboraram para o seu sucesso ao longo dos anos. Os detalhes, como as cores, fazem referência ao logotipo e à cultura de integração, verdade, pertencimento, simplicidade e propósito.

Os rodapés com 40 cm de altura, imprimem elegância e sofisticação aumentando a qualidade visual. O verde natural aparece na escolha da planta Formus em vasos dispostos cuidadosamente pelo local, ampliando o bem-estar.

Com o intuito de valorizar a história do local, mas modificar integralmente as instalações internas, Paulinho Peres uniu a singularidade das históricas janelas do Palácio, onde a luminosidade natural invade as salas trazendo mais economia e sustentabilidade, com a escolha da iluminação em LED. Além disso, toda a fiação elétrica foi renovada.

O charmoso e original piso de parquet foi restaurado e recebeu aplicação em laca, que o conferiu um brilho excepcional. Para tornar os ambientes mais aconchegantes, tapetes fios de seda trazem o acabamento ideal. Na marcenaria de tonalidades amadeiradas, formas que se encaixam perfeitamente ao local. As confortáveis poltronas e novas cadeiras foram melhor dispostas e também contribuem para um décor acolhedor.

Na sala da presidente, Simone Leite, móveis em pintura automotiva destacam a beleza da mesa em marchetaria. Um amplo estofado com almofadas soltas, confeccionado em linho, traz ao ambiente mais conforto. Em seu banheiro, chuveiro e poltrona de maquiagem foram pensados com carinho à primeira presidente mulher, fazendo jus ao preparo para tantos compromissos que acontecem ao longo do dia.

O auditório para 150 pessoas (sentadas), também se transforma em uma sala de integrações.  O armário embutido no corredor, projetado por Paulinho, é invisível aos olhos e abriga as mesas reclináveis e as cadeiras empilháveis do auditório, usadas em reuniões de integração.

Ao criar a sala de reuniões rápidas, Paulinho quis desenvolver um espaço específico para breves encontros que, ao serem realizados no local em que a equipe desenvolve suas atividades de forma integrada, poderia prejudicar a concentração das pessoas próximas.

Diferente das outras salas, o operacional e a sala de reuniões da diretoria contam com mais pessoas e, por isso, foi colorida com um tom mais fechado de amarelo nas paredes. O conceito desta cor é relacionado ao otimismo, espontaneidade, alegria e entendimento.

O café fica no coração da nova sede, em meio as salas da Federasul. Idealizado para ser um ponto de encontro antes e depois das reuniões.

Dentre as escolhas sustentáveis, também destacamos os sanitários de 3 e 6 litros nos lavabos masculinos e femininos de funcionários, visitantes e um específico para cadeirantes. Ar condicionado inverter e individual, ou seja, ao evitar a instalação de ar central, diminuímos o desperdício de energia caso o local não esteja sendo utilizado em determinado momento.

O som ambiental, inclusive em lavabos, ecoa por todo espaço da Federasul, criando uma atmosfera harmoniosa e contribuindo para o bem-estar da equipe e de visitantes.

No início deste ano, Paulinho Peres foi agraciado com o convite para fazer parte da Federasul, tornando-se um dos vice-presidentes que contribuem para o crescimento da entidade. Também apoiou a realização deste projeto.

Início